domingo, 4 de julho de 2010

Projeto Cá e Lá: Longe ou Perto?

Tendo passado a correria inicial da viagem (depois de 50 horas de aviões, aeroportos e trens, estive por seis dias na Finlândia para o Congresso Europeu da InSEA), agora estou estabelecido em Lisboa e posso me dedicar melhor informar os leitores do blog sobre o projeto que me traz aqui.

Propusemos (eu e a jornalista e escritora Carmen Marangoni) uma reflexão sobre as relações culturais existentes e latentes entre Porto Alegre e Lisboa. As aproximações são evidentes em vários aspectos, principalmente na arquitetura, mas nossa idéia é mergulhar na cultura de Lisboa, convivendo com suas pessoas, ouvindo suas histórias e trocando experiências.

Para iniciar essa troca propusemos um evento, o I Fórum de Intercâmbio Cultural: Lisboa - Porto Alegre - Arte, Música e Literatura Iberoamericanas, onde acontecerá a parte mais reflexiva do projeto, no sentido de discutir, com embasamento teórico, as questões pertinentes sobre arte e literatura portuguesa e brasileira. O encerramento será uma celebração musical onde eu tocarei músicas de e sobre Porto Alegre, de autores como Nei Lisboa, Vitor Ramil e Bebeto Alves, a Carmen dirá poesias de Mário Quintana, Telma Scherer, Jorge Bucksdricker, Lorenzo Ribas e textos de Caio Fernando Abreu, entre outros, e um músico de Lisboa, o João Coração, cantará músicas daqui. Será lindo!

A formalização mais poética desse projeto, que é a ideia inicial, se dará em forma de um livro ilustrado, onde o texto da Carmen será entrelaçado com meus desenhos, tudo criado a partir dessa imersão no universo cultural Lisboeta. Isso tudo está se tornando realidade graças ao apoio financeiro da Organização dos Estados Iberoamericanos e do Ministério da Cultura e ao apoio institucional da Casa da America Latina. Quero aproveitar para agradecer publicamente à Maria Xavier, da CAL, que foi a pessoa que tornou tudo isso possível ao acreditar em meus projetos.

Temos que oferecer contrapartida aos apoiadores (MinC e OEI) e para tanto estamos buscando parcerias para realizar em Porto Alegre um evento semelhante ao Fórum daqui. Seria o I Fórum de Intercâmbio Cultural: Porto Alegre - Lisboa, com o mesmo formato: oficinas, conferências e debates, sarau e quem sabe outras manifestações, como performances e exposições. Para esse evento já temos garantida a participação de um dos conferencistas daqui o José Mário Silva, que stá lançando um livro na editora Ar do Tempo (http://ardotempo.blogs.sapo.pt/), intitulado "Efeito Borboleta e Outras Histórias" e estará lançando o livro na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, caso consigamos que nosso evento aconteça paralelamente à feira.

O projeto é rico, tenho certeza de que resultará num lindo livro, e a cada dia que passo aqui, novas possibilidades surgem, novas pessoas contribuem e tudo acontece muito rápido. Falta uma semana para o evento na Ler Devagar, estamos divulgando, espero que o Fórum seja marcante e proveitoso para os que dele participarem.

Abaixo a programação do I Fórum de Intercâmbio Cultural: Liboa/Porto Alegre - Arte, Literatura e Música Iberoamericanas.


16h – Workshop: Escrever para não ser apagado
O workshop ministrado pelo artista e professor Estêvão Haeser parte do conceito de ‘escrita de si’, do filósofo francês Michel Foucault, e incentiva os participantes a perceberem o poder que a escrita pode desempenhar em suas vidas como registro de memórias e experiências únicas que cada um carrega consigo e que trazem o olhar subjetivo sobre a cidade. Os participantes são convidados a escrever e compartilhar sobre sua vivência nos espaços urbanos de Lisboa.
17h30 – Coffe Break
18h – Mesa 1: A literatura e a cidade
Conferencistas:
José Mário Silva – Jornalista e Escritor (Lisboa)
Carmen Marangoni – Escritora e Jornalista (Brasil)
Luis Serguilha – Poeta e ensaísta (Porto)

19h – Mesa 2: A arte e a cidade
Mediadora:
Inês Salpico – Performer/Artista, formada em Arquitectura (Univ. Lusíada de Lisboa) e Performance (Brooklyn College de Nova York).
Conferencistas:
Estêvão da Fontoura Haeser – Artista e professor, graduado em Desenho e Especialista em Pedagogia da Arte (UFRGS) e formador de profesores da Fundação Bienal do Mercosul.
Ricardo Reis – Professor de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Educação Artística (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)

20h – Encerramento: Sarau Literário
A música e a literatura são as convidadas para encerrar as atividades do I Fórum de Intercâmbio Cultural – Lisboa/Porto Alegre. O músico e compositor Estêvão da Fontoura interpreta canções da música popular brasileira que se intercalam com a poesia, numa seleção trazida e apresentada pela escritora Carmen Marangoni. A cultura portuguesa será representada por convidados como o músico e compositor João Coração e poetas lisboetas convidados.




O evento terá lugar na Livraria Ler Devagar: rua Rodrigues Faria,103, 1300-501 LISBOA (Antiga Gráfica Mirandela em Alcântara).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, gostou da postagem? Concorda, discorda? Não guarde só para si suas idéias e opiniões, compartilhe conosco! Escreva e será um prazer dar retorno a seu comentário!