quarta-feira, 14 de julho de 2010

Evento realizado em Lisboa: I Fórum de Intercâmbio Cultural

Aconteceu na última segunda-feira, 12 de julho de 2010, o Fórum de Intercâmbio Cultural: Lisboa/Porto Alegre - Arte, Literatura e Música Iberoamericanas. O evento é parte das atividades do projeto Cá e Lá: Longe ou Perto? e teve lugar na Livraria Ler Devagar, contando também com o apoio da Casa da America Latina, da Organização dos Estados Iberoamericanos e da escola de escrita Escrever Escrever.

As atividades começaram às 16h com a oficina Escrever para não ser apagado, onde os participantes foram estimulados a realizar um exercício de escrita livre sobre alguma situação, experiência ou reflexão acontecida em Lisboa. Na parte final, cada um que se sentiu à vontade leu seu escrito para os demais, realizando o tipo de compartilhamento e intercâmbio de vivências que o projeto Cá e Lá: Longe ou Perto? busca como parte do seu processo criativo.


Em seguida iniciaram-se as conferências, às 18h. A primeira mesa, sobre Literatura e Cidade, contou com a participação de Luis Serguilha, poeta e ensaísta com 12 livros publicados, sendo 3 deles no Brasil, e de José Mário Silva, que lançará seu mais recente livro na próxima Feira do Livro, em Porto Alegre. A mediação foi da jornalista e escritora Carmen Marangoni.


À essa mesa, seguiu-se a que abordou as relações entre Arte e Cidade, onde eu fui um dos conferencistas, ao lado do meu grande amigo Ricardo Reis, professor de arte, formador de professores e pesquisador. Essa mesa foi brindada com a mediação da minha querida amiga, a arquiteta e performer (formada no Brooklyn College, New York!) Inês Salpico. No início desta mesa foi apresentada pela primeira vez a videoperformance EURO, realizada em Lisboa em 2009, criação coletiva em que participaram, além de mim, a Inês e a Andrea Matte, atual Diretora de Relações Internacionais e Cooperação Externa da Secretaria de Cultura de El Salvador.



Ao final do evento, para o prazer de todos, a música e a poesia tomaram conta do ambiente, durante o Sarau Literário. Foram lidos trechos de  Caio Fernando Abreu, Fernando Pessoa, Adélia Prado e José Mário Silva, entre outros. E, além de mim, tocaram suas canções os compositores João Coração, de Lisboa, e Luiz Gabriel Lopes, de Belo Horizonte, que encantou a todos com seus belos acordes e voz afinada.








É importante dizer que esse evento, singelo mas de muito proveito para os participantes, só pôde acontecer e ter o clima agradável que teve, graças ao esforço da minha amiga Maria Xavier, coordenadora de programação e comunicação da Casa da América Latina, e de sua assistente Diana Lopes, do apoio técnico do Ricardo Kroeff, gentilmente cedido pela Conceição Garcia, da Escrever Escrever, e da boa vontade, bom humor e simpatia do José Pinho, este empreendedor da cultura, dos livros, que criou este espaço único, sofisticado sem ser arrogante e que tem o encanto das letras sem ser demasiado acadêmico. Obrigado José por nos ceder sua estrutura.

Quem me conhece vai entender minhas palavras ao dizer que esse evento foi mágico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, gostou da postagem? Concorda, discorda? Não guarde só para si suas idéias e opiniões, compartilhe conosco! Escreva e será um prazer dar retorno a seu comentário!