terça-feira, 9 de novembro de 2010

Afinal de contas, de quem é o interesse em derrubar o ENEM?

Desde que o ENEM surgiu e passou a ser aceito por várias instituições de ensino superior como parte da avaliação de seleção para ingresso, uma parcela da sociedade vem criticando e atacando sistematicamente a prova. Não sei exatamente que parcela é essa, quem são essas pessoas, e não percebo claramente qual o motivo dos ataques.

É claro que houve problemas na aplicação do ENEM, uma prova única aplicada em todo o país. A tarefa é insana, megalomaníaca quase, mas ela vem para buscar melhorar e equalizar o sistema de seleção das Universidades e Faculdades, na intenção de democratizar o acesso ao ensino superior. Será que as pessoas que são contra o ENEM são as mesmas que são contra o sistema de cotas nas universidades federais?

Quem é contra o sistema de cotas? Quem não é de origem indígena, africana, ou pobre, nem estudou em escola pública a vida toda.

Pois bem, tenho um caso para expor, de uma pessoa próxima, para exemplificar meu ponto de vista.
Tenho uma prima, a Samanta, que só está se formando em Fonoaudiologia no IPA graças ao PROUNI. É uma mulher jovem, negra, trabalhadora e de família pobre. Não fosse o ENEM e o PROUNI ela não teria acesso ao ensino superior e daria continuidade ao ciclo de pobreza da família, ou pelo menos teria muito mais dificuldades para mudar a situação. O acesso à faculdade lhe ampliou os horizontes, ela se aculturou, amadureceu, passou a acreditar mais em si e serviu como exemplo para os irmãos e primos.  Fez um concurso no Banrisul, passou e hoje, antes de se formar, já tem outra vida, com bom emprego, bom salário e casa própria. Lembrando que o resultado do ENEM é fundamental para que se consiga uma bolsa do PROUNI.

Acho muito estranha a postura da Rede Globo que em seus telejornais dá um caráter negativo e pesado ao ENEM a cada vez que o menciona, sempre ressaltando os problemas, omitindo o quão importante é o ENEM para uma melhora no nosso sistema de ensino. Se o ENEM desse ano for cancelado, e os responsáveis já anunciaram medidas para que nenhum estudante saia prejudicado, quem perde é a educação brasileira e a sociedade como um todo. Nunca vi a Rede Globo criticando o vestibular, que estressa nossos estudantes e seleciona de forma injusta e desequilibrada os calouros das universidades federais. A seleção nos países desenvolvidos está mais para ENEM do que para vestibular.

Outra coisa: o ENEM privilegia os estudantes que raciocinam bem, que são capazes de fazer relações, e não aqueles que decoraram bem todas as fórmulas. Poderia-se dizer que a prova do ENEM é mais humana.

Quem tem interesse nisso?? Não sei.

É muito importante que o ENEM dê certo, que essa prova não seja cancelada, pois, além do transtorno, tem o enorme gasto de dinheiro público que já foi feito e teria de ser refeito.

Espero que os sabotadores percam desta vez! 
Sim creio que haja sabotagem envolvida, mas não se fala nisso, por quê?

Penso ser fundamental uma discussão sobre isso aqui na internet, pois na televisão a mensagem imposta é: cancelem o ENEM, esta bagunça desnecessária!
 
Afinal, alguém sabe de quem é o interesse no fracasso do ENEM?

Um comentário:

  1. E a indústria dos cursinhos? E aqueles que ivestem nos seus filhos na competição por vagas nas universidades? Sempre tiveram vantagem nos provões de vestibular sobre os bons alunos das escolas públicas, quase sempre sem chances neste tipo de seleção. Com o ENEN é diferente, entra na universidade quem demonstrar bom aproveitamento do segundo grau no teste de conhecimentos. Não admira que incomode muitos. É, de certa forma, o mesmo que acontece com o sistema de quotas, que "compete" com os que tem mais condições financeiras e ajuda aqueles que tem menos condições materiais. Mexe na elite que ela se mexe e expressa os seus preconceitos e reivindica o seu statuts quo.

    ResponderExcluir

Oi, gostou da postagem? Concorda, discorda? Não guarde só para si suas idéias e opiniões, compartilhe conosco! Escreva e será um prazer dar retorno a seu comentário!