sábado, 7 de novembro de 2009

Escrita de si: um breve escrita sobre mim


Recentemente tive a grata surpresa de ser convidado a integrar a equipe que criaria o material pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul, uma grande oportunidade e um tremendo desafio. Fiquei extremamente feliz com o convite, ainda mais por que trabalharia com um grande amigo de adolescência, Jorge Bucksdricker, o Béco. Além de já termos tomado muita cerveja juntos, também fomos parceiros em oficinas, palestras, seminários e mesas, donde sabíamos que funcionávamos bem trabalhando juntos. Outro fator que me agradou muito é que venho pesquisando sobre materiais pedagógicos há bastante tempo, tendo escrito uma monografia de especialização sobre o tema em 2008.


O trabalho foi árduo: quatro meses de pesquisas e reuniões com o Béco e com a curadora pedagógica da 7ª Bienal, Marina de Caro. Horas e mais horas de sono perdidas buscando a imagem ideal para o texto ideal e estudando os textos curatoriais das mostras, que muitas vezes mais confundiam do que ajudavam. A proposta de formato trazida pela Marina é interessante: pesnar esse material como se fosse um jogo, um baralho, com fichas que contivessem de um lado uma imagem, relacionada à mostra, e de outro um texto, das mais variadas áreas e fontes, que dialogasse com a imagem.


Como o Béco é filósofo e poeta, muito ligado à Literatura, coube a mim pesquisar e sugerir imagens, ou mesmo produzi-las. Muitas vezes o trabalho foi angustiante, pois parecia que não andava. Foi demorado até encontrarmos uma boa sintonia entre nós três, eu, Béco e Marina.


Mas, apesar dos percalços, como pouca verba e prazos apertados, o trabalho rendeu um material único, diferente e rico, que tem sido muito elogiado. Passei de pesquisador de materiais pedagógicos a criador. É um novo caminho que se abre para mim e do qual eu estou gostando bastante. Fora o fato de trabalhar com meu amigo, pessoa que admiro muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, gostou da postagem? Concorda, discorda? Não guarde só para si suas idéias e opiniões, compartilhe conosco! Escreva e será um prazer dar retorno a seu comentário!