segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Considerações sobre a 7ª Bienal do Mercosul - Grito e Escuta

Já é tarde. A 7ª Bienal do Mercosul já está em sua última semana. Sinto-me até um pouco culpado por só ter tempo e disposição para escrever algumas linhas críticas sobre ela agora...

Essa Bienal foi especial: projeto curatorial feito por artistas, uma dupla, a argentina Victoria Northoorn e o chileno Camilo Yañez; todos os curadores adjuntos e curadoras adjuntas também artistas; sete mostras riquíssimas; um projeto pedagógico ousado e sensível, encabeçado pela artista e (neste caso) curadora pedagógica Marina de Caro.

As mostras

Foram sete mostras: Desenho das idéias; Biografias Coletivas; Textos Públicos; Ficções do Invisível; Árvore Magnética; Absurdo e Projetáveis. Não vou escrever sobre todas aqui, pra não esticar muito a conversa, mas preciso muito comentar duas delas. Não tenho a mínima vergonha de "puxar a brasa para o meu assado" quando se fala de arte. Sou formado em desenho e me toca muito quando aparece algo muito bom nesta área. Foi assim com o William Kentridge na 6ª Bienal, fiquei muito impactado. E agora uma mostra inteira nos brinda com uma diversidade incrível de desenhos: Desenho das Idéias. Há uma sala histórica de Paulo Bruscky, Flávio de Carvalho e Antonio Edgardo Vigo. Sem esquecer da sala dos projetos contendo os trabalhos de Marta Minujin e MIlton Machado. É um espetáculo, um convite ao sonho das possibilidades! Essa mostra é "obrigatória"! Quem está em Porto Alegre e ainda não viu, precisa ver! Obrigado Victoria, por ter trazido aos nossos olhos (e demais sentidos) obras tão sensíveis e tão importantes. É uma pena que seja necessário que venha alguém de fora para nos mostrar o que há de valoroso na arte brasileira. Creio que depois desta mostra a arte Latino-americana sai fortalecida.

Outra mostra que preciso comentar é Ficções do Invisível, também com curadoria da Victoria Northoorn. Essa mostra parecia ser a mais difícil, a mais hermética enquanto estava no papel. Mas me surpreendi muito ao visitá-la pela primeira vez e perceber que era uma mostra sobre questões filosóficas profundas, sobre gênero, sexualidade e relações de poder. Estes assuntos relativos à subjetividade estão entre os mais discutidos no meio acadêmico, em congressos de arte e de educação. A seleção de trabalhos feita pela curadora foi muito feliz. E enquanto era uma opinião pessoal minha, ainda tinha dúvidas sobre a opinião geral sobre a mostra. Mas quando levei uma turma de estudantes do Colégio Unificado Canoas para visitar essa mostra, na maioria meninas, e o grupo ficou concentrado, dialogando com a mediadora (a atriz Patrícia Soso, ótima!), interessado, percebi que a mostra tocava a todas as pessoas. Mais uma vez, parabéns Victoria!

O Projeto Pedagógico - Artistas em disponibilidade: a educação como um espaço para o desenvolvimento de micropolis experimentais

O projeto pedagógico criado pela Marina de Caro me entusiasmou desde o início: previa a aproximação entre artistas e comunidade, a potencialização de espaços artísticos já existentes na cidade e a criação de um material pedagógico que pudesse ser utilizado de diversas formas pelos professores, como um jogo quase infinito de relações. Tive a felicidade de ser convidado a participar ativamente de todo o processo. Além da Pré-Bienal, evento que movimentou o cenário cultural de Porto Alegre durante o mês de outubro de 2009, no Santander Cultural. Abaixo algumas informações básicas sobre cada uma das ações.

As Fichas Práticas

Criadas a partir das idéias trazidas pela Marina, mas numa sinergia complexa entre ela, eu, o filósofo/poeta/escritor Jorge Bucksdricker e os curadores editoriais Erick Beltrán e Bernardo Ortiz, esse material acabou se tornando um coringa, fichas que permitem as mais diversas utilizações. São seis conjuntos de fichas, cada um referente a uma mostra, menos a de desenho, que permeou todos os conjuntos. Além de quatro imagens de trabalhos dos artistas que estariam na 7ª Bienal, foram incluídas também uma imagem de referência (normalmente sugerida pelo curador da mostra) e uma de contexto. Atrás destas imagens, textos que de alguma forma se relacionam com a imagem presente ma mesma ficha. A partir daí as possibilidades são inúmeras. O material vem organizado como se fosse um livro, porém há picotes para que se possa destacar as fichas, separando-as, misturando-as, criando outras relações. Não é um material cheio de informações e de conceitos, é bastante direto. Por isso foi batizado de Fichas práticas.

O Programa de Residências - Artistas em Disponibilidade

Aproximar os artistas da comunidade em oficinas que convidavam as pessoas a serem co-autoras ou colaboradoras no processo criativo é democratizar a arte. Foi isso que a Marina realizou com este projeto. Aqui também houve uma tremenda felicidade na escolha dos projetos. Pude participar de alguns deles, os que aconteceram em Porto Alegre. Citarei alguns.

Percursos Urbanos - Julio Lira

Os passeios de ônibus temáticos pela cidade proporcionaram outros olhares para este mesmo lugar que eu habito há 32 anos. Foram momentos de extrema alegria e descobrimento. Experiências que só são possíveis se nos disponibilizarmos para tal. Os passeios tinham duração de três horas e trinta minutos e o ônibus circulava pelos mais diversos lugares da cidade, com a participação de personagens que vivem a realidade destes lugares no dia-a-dia. Participei dos percursos sobre as Religiões de Matriz Africana praticadas em porto Alegre e sobre a Vila dos Pescadores. Fiquei muito satisfeito com ambos. Parabéns Julio Lira e Julia Coelho (Produtora)!

Histórias da Arte- Dicionário de Certezas e Intuições - Diana Aisenberg

A artista Argentina foi para as salas de aula de escolas de Porto Alegre e trabalhou com os estudantes bus canso definições de palavras que estivessem entre o Grito e a Escuta. O resultado disso é o dicionário de Certezas e Intuições, uma publicação belíssima. Tive a oportunidade de participar com um pequeno grupo de estudantes do Colégio Unificado Centro. Foi uma ótima oportunidade para eles, onde tiveram contato com uma artista internacional e puderam criar fora do foco da aula de história da arte que tem comigo uma vez por semana, além de ter suas reflexões publicadas num trabalho do Projeto Pedagógica da 7ª Bienal do Mercosul. Para mim, foi muito bacana estar perto da Diana e conhecer seu processo de trabalho. Obrigado Diana e Ana Lígia (Produtora)!

Todas as outras residências merecem ser conhecidas, foram projetos muito interessantes. Quem quiser saber mais pode buscar informações no site da Fundação Bienal:

www.bienalmercosul.art.br

Cito a Grande Troca, do Francês Nicolás Floch, onde Projeto Pedagógico e mostra Biografias Coletivas se confundem, e o Club Del Dibujo, da argentina Claudia Del Rio, um projeto maravilhoso, principalmente, para quem, como eu, gosta de desenhar.

A Pré-Bienal

A Pré-Bienal foi um evento onde a programação de cinema, shows, oficinas, mesas e palestras do Santander Cultural foi toda pensada a partir do projeto da 7ª Bienal do Mercosul. Os pontos altos, na minha opinião, foram as oficinas com as Fichas Práticas, sobre as mostras da Bienal, ministradas por mim e pelo Jorge Bucksdricker (mais conhecido como Béco) e a exibição de diversos filmes sobre artistas. Em dois deles os artistas estavam presentes para debater com o público: Regina Silveira e Cildo Meireles. Obrigado Nélson, pelo apoio!

A Bienal sempre acaba mexendo com todas as pessoas envolvidas. As vidas de todos muda nesse período, é uma correria, todos se desdobrando para dar conta de novas funções. É como uma família que se forma e convive diariamente durante dois ou três meses e, de repente, tudo acaba.

É um momento nostálgico, mas também de um certo alívio. Conseguimos mais uma vez realizar um evento incrível. Parabéns a todos!!!!

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