domingo, 29 de novembro de 2009
Publicação na Austrália
Não sei se alguém viu ou levou a sério, mas eu sim. Enviei o texto em inglês, fui aceito no congresso para comunicação e publicação de artigo completo. Não consegui viajar para a Austrália, pois o investimento era altíssimo (em torno de USD 5.000,00!!!) e eu já tinha sido contemplado com um benefício do Ministério da Cultura no mesmo ano, porém paguei a inscrição (obrigado Mathias Almeida!) e enviei meu texto. Recentemente o resultado deste congresso foi publicado em livro na Austrália e hoje descobri o link para esse material na internet, o que venho compartilhar com meus leitores agora:
Contemporary issues: gender and sexuality in Brazilian art education
Leiam, comentem. Vamos nos retroalimentar.
Um forte abraço!
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Considerações sobre a 7ª Bienal do Mercosul - Grito e Escuta
Já é tarde. A 7ª Bienal do Mercosul já está em sua última semana. Sinto-me até um pouco culpado por só ter tempo e disposição para escrever algumas linhas críticas sobre ela agora...
Essa Bienal foi especial: projeto curatorial feito por artistas, uma dupla, a argentina Victoria Northoorn e o chileno Camilo Yañez; todos os curadores adjuntos e curadoras adjuntas também artistas; sete mostras riquíssimas; um projeto pedagógico ousado e sensível, encabeçado pela artista e (neste caso) curadora pedagógica Marina de Caro.
As mostras
Outra mostra que preciso comentar é Ficções do Invisível, também com curadoria da Victoria Northoorn. Essa mostra parecia ser a mais difícil, a mais hermética enquanto estava no papel. Mas me surpreendi muito ao visitá-la pela primeira vez e perceber que era uma mostra sobre questões filosóficas profundas, sobre gênero, sexualidade e relações de poder. Estes assuntos relativos à subjetividade estão entre os mais discutidos no meio acadêmico, em congressos de arte e de educação. A seleção de trabalhos feita pela curadora foi muito feliz. E enquanto era uma opinião pessoal minha, ainda tinha dúvidas sobre a opinião geral sobre a mostra. Mas quando levei uma turma de estudantes do Colégio Unificado Canoas para visitar essa mostra, na maioria meninas, e o grupo ficou concentrado, dialogando com a mediadora (a atriz Patrícia Soso, ótima!), interessado, percebi que a mostra tocava a todas as pessoas. Mais uma vez, parabéns Victoria!
O Projeto Pedagógico - Artistas em disponibilidade: a educação como um espaço para o desenvolvimento de micropolis experimentais
As Fichas Práticas
O Programa de Residências - Artistas em Disponibilidade
Percursos Urbanos - Julio Lira
Histórias da Arte- Dicionário de Certezas e Intuições - Diana Aisenberg
Todas as outras residências merecem ser conhecidas, foram projetos muito interessantes. Quem quiser saber mais pode buscar informações no site da Fundação Bienal:
Cito a Grande Troca, do Francês Nicolás Floch, onde Projeto Pedagógico e mostra Biografias Coletivas se confundem, e o Club Del Dibujo, da argentina Claudia Del Rio, um projeto maravilhoso, principalmente, para quem, como eu, gosta de desenhar.
A Pré-Bienal
A Bienal sempre acaba mexendo com todas as pessoas envolvidas. As vidas de todos muda nesse período, é uma correria, todos se desdobrando para dar conta de novas funções. É como uma família que se forma e convive diariamente durante dois ou três meses e, de repente, tudo acaba.
É um momento nostálgico, mas também de um certo alívio. Conseguimos mais uma vez realizar um evento incrível. Parabéns a todos!!!!
domingo, 8 de novembro de 2009
Oficinas na 7ª Bienal do Mercosul

Ingenuidade e significação - Terças-feiras, das 14:30 as 16:30 - A partir de uma reflexão inicial conjunta sobre arte e imagem, são propostas três atividades práticas que visam aprofundar esta reflexão, utilizando imagens da mídia e da história da arte. O objetivo é possibilitar uma visão crítica sobre o "bombardeamento" de imagens a que somos submetidos diariamente e suas conseqüências.
A escrita de si – o poder das palavras - Quintas-feiras, das 19:00 as 21:00 - A partir do conceito de Escrita de si, do filósofo francês Michel Foucault, desenvolveremos com os participantes pequenos escritos relevantes sobre seu trabalho/vida. Estabelecendo relações com a produção artística contemporânea, esses escritos servirão como ponto de partida para criações autorais, como colagens e poesias visuais.
Os interessados devem se inscrever previamente pelos telefones: 51-3254 7503 e 51 3254 7547 da Fundação Bienal.
Baixe o PDF com a programação completa das oficinas do Projeto Mapas Práticos no link abaixo:
Programação Oficinas Mapas Práticos
sábado, 7 de novembro de 2009
Escrita de si: um breve escrita sobre mim

Recentemente tive a grata surpresa de ser convidado a integrar a equipe que criaria o material pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul, uma grande oportunidade e um tremendo desafio. Fiquei extremamente feliz com o convite, ainda mais por que trabalharia com um grande amigo de adolescência, Jorge Bucksdricker, o Béco. Além de já termos tomado muita cerveja juntos, também fomos parceiros em oficinas, palestras, seminários e mesas, donde sabíamos que funcionávamos bem trabalhando juntos. Outro fator que me agradou muito é que venho pesquisando sobre materiais pedagógicos há bastante tempo, tendo escrito uma monografia de especialização sobre o tema em 2008.
O trabalho foi árduo: quatro meses de pesquisas e reuniões com o Béco e com a curadora pedagógica da 7ª Bienal, Marina de Caro. Horas e mais horas de sono perdidas buscando a imagem ideal para o texto ideal e estudando os textos curatoriais das mostras, que muitas vezes mais confundiam do que ajudavam. A proposta de formato trazida pela Marina é interessante: pesnar esse material como se fosse um jogo, um baralho, com fichas que contivessem de um lado uma imagem, relacionada à mostra, e de outro um texto, das mais variadas áreas e fontes, que dialogasse com a imagem.
Como o Béco é filósofo e poeta, muito ligado à Literatura, coube a mim pesquisar e sugerir imagens, ou mesmo produzi-las. Muitas vezes o trabalho foi angustiante, pois parecia que não andava. Foi demorado até encontrarmos uma boa sintonia entre nós três, eu, Béco e Marina.
Mas, apesar dos percalços, como pouca verba e prazos apertados, o trabalho rendeu um material único, diferente e rico, que tem sido muito elogiado. Passei de pesquisador de materiais pedagógicos a criador. É um novo caminho que se abre para mim e do qual eu estou gostando bastante. Fora o fato de trabalhar com meu amigo, pessoa que admiro muito.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Devolta à ativa!
É um trabalho exaustivo e que demanda muita atenção à divulgação de eventos e cronogramas por parte das mais diversas instituições ligadas à arte e à Educação, mas que tem que ser feito por alguém, já que, normalmente, essas informações não circulam livremente por aí.
Peço que os interessados fiquem atentos às respectivas seções do blog. Os links ficam à direita na parte de cima.
Um abraço aos amigos!
Estêvão