segunda-feira, 4 de abril de 2011

Próxima parada: IDEAlaboratories em Tallinn, capital da Estônia!

Enquanto me preparo para a próxima viagem, uma longa jornada de Porto Alegre à Tallin, na Estônia, percebo que este ano, que já começou muito bem, com uma temporada em Lisboa, durante o mês de fevereiro, será agitadíssimo e com possibilidades de grandes realizações.

Durante minhas longas férias - uma das vantagens em ser professor - não fiquei parado, e o começo do ano já teve atividades muito interessantes. Em janeiro ministrei no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo um curso intensivo sobre a história da arte brasileira, desde a Semana de Arte Moderna de 22 até os dias atuais. O curso teve boa procura e, numa decisão conjunta com a coordenação do Centro Cultural, fizemos uma segunda edição em março. Durante o mês de fevereiro estive em Lisboa, junto com meus amigos da banda Montanha Mágica, realizando o Projeto Cultural Montanha Mágica, onde buscávamos trabalhar nossas reflexões sobre a vida contemporânea aproximando artes visuais, música e educação. A banda Montanha Mágica fez uma série de concertos e realizamos a conferência Efeitos colaterais da imagem: da cognição à alienação, com a participação dos conferencistas Ricardo Reis e Marta Ornelas, ambos professores de arte, além de mim. A conferência contou também com um concerto (muito elogiado!) da Montanha Mágica, com direito à piano de cauda e tudo! O evento ocorreu num espaço muito especial, a Livraria CE Buchholz, que emprestou seu charme ao nosso projeto.

Na última semana de abril, participo do IDEAlaboratories, um congreesso internacional sobre ensino da arte que integra a programação do Eksperimenta!, exposição trienal de arte contemporânea para estudantes, em Tallinn, Estônia. Lá ministrarei uma oficina sobre um trabalho que desenvolvi com minhas estudantes do Colégio Unificado quando participamos do Turbinegeneration, projeto de intercêmbio organizado pela Tate Gallery de Londres.

Em seguida, após uma temporada de volta em Porto Alegre, tocando os projetos e as aulas na escola, faço as malas novamente e parto para Budapeste, na Hungria, onde terei a alegria de participar do Congresso Mundial da InSEA 2011, e encontrar com amigos e colegas do mundo todo. Lá apresentarei um artigo sobre o mesmo trabalho já citado acima.

Os projetos para breve incluem, além das viagens para os congressos internacionais, a realização de um curso teórico-prático na Câmera Viajante - escola de imagem, com aulas de história da arte e de fotografia, em parceria com a Karla Nyland; um curso também teório-prático de desenho no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, abordando artistas contemporâneos que trabalham com o desenho e propondo exercícios práticos para desenhar; e participação no projeto pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul.

Me acompanhe aqui no blog durante as viagens, sempre que possível, posto vídeos e fotos do que acontece de mais interessante nessas viagens que são verdadeiras expedições.

Deixo abaixo um vídeo realizado pela minha aluna Meiri Michita, seguindo exatamente o mesmo processo criativo que vou propor na oficina em Tallin.

Um forte abraço!


Um comentário:

  1. , seu trabalho é muito muito bom cara!
    , parabéns!
    , não lhe desejo vida longa, como um bom antigo grego, pois guerreiro como você deve ter um final digno!
    , parabén de novo, aquele abraço e segue o baile!

    ResponderExcluir

Oi, gostou da postagem? Concorda, discorda? Não guarde só para si suas idéias e opiniões, compartilhe conosco! Escreva e será um prazer dar retorno a seu comentário!