terça-feira, 26 de abril de 2011

Notícias do outro lado do mundo!

Oi Pessoal!

Já estou viajando há três dias e tava devendo um post desse início de viagem... o problema é que eu pretendia fazer um superdiário de viagem em forma de vídeo, como tenho feito aqui no blog, porém a internet aqui do hotel não me permite... sempre que tento subir os vídeos dá erro. Vou tentar fazer vídeos mais curtos, que resultem em arquivos menores, para poder mostrar ainda durante a viagem as belezas e curiosidades de Tallinn e do evento que vim participar, o Eksperimenta!.

Bom, chega de papo furado. Saí de Porto Alegre no sábado, meu vôo era o das 11:02, da TAM mas operado pela Pantanal Linhas Aéreas. Tudo tranquilo, vôo ótimo, saiu no horário, avião confortável e bom serviço.

Ao chegar em SP, no aeroporto de Congonhas, fui recepcionado pelo meu amigo Fabiano Ramos Torres, filósofo, professor de escola pública na periferia de SP (Itaquera), escritor e que está terminando o mestrado em Filosofia da Educação na USP. Foi muito bom ser recebido pelo Fabiano, pois não tenho sido recepcionado em aeroportos ultimamente. Isso faz a pessoa se sentir valorizada. E também por que o Mathias, amigo há mais de 30 anos, que vivia em Lisboa até o ano passado, estava viajando para o Rio. Assim, em vez de ficar hospedado na casa do Mathias, mas sozinho, fiquei hospedado no apê do Fabiano, na zona leste, em Itaquera. Foi uma experiência marcante conhecer a periferia leste de SP, com seus 2 milhões de habitantes. Eu e o Fabiano alinhavamos uma série de projetos, sendo um deles um curso em Porto Alegre, no segundo semestre.
No dia 24, domingo, aprendi como chegar ao aeroporto de Guarulhos de forma barata! Pega-se o metrô até a estação Tatuapé, onde se pega o ônibus para Guarulhos. Metrô R$ 3 + ônibus R$ 4 = chegar em Guarulhos por R$ 7. Voei às 18:25, num vôo da Lufthansa. Serviço impecável e avião muito confortável, recomendo! A escala em Frankfurt foi penosa, pois foram três horas de espera num aeroporto muito movimentado, com poucos lugares disponíveis para sentar e banheiros muito pequenos. Mas tinha café grátis  nuns quiosques da Lufthansa e comida a preços acessíveis, como um sanduíche a € 2, super democrático.

Após essa espera, o embarque foi o mais tranquilo que já vi, com um sistema todo automatizado, onde o passageiro somente encosta o cartão de embarque no leitor ótico e um portãozinho se abre para o corredor que leva ao avião.

Ao chegar em Tallinn, o aeroporto pequeno, com cara de ambiente familiar, chão de taboão, quentinho, me fez relaxar bastante. Peguei um ônibus que me deixou no centro, ao custo de € 1 (!!) e tive que caminhar mais uns 15 minutos até o hotel. Mas foi tranquilo. O hotel Tallink Express, que foi pago pela organização do Eksperimenta!, é ótimo, superconfortável e tem bons preços.

Hoje participei do juri internacional que selecionou os trabalhos premiados no Ekperimenta!. Foi árduo pois são muuuuitos trabalhos ocupando três andares no Song Festival Grounds e mais três salas em um Museu. Mas foi bem interessante, pude conversar bastante com as colegas juradas, uma aqui da Estônia e outra da Finlândia. Foi importante ouvir suas opiniões e entender o que é que o pessoal aqui do Norte/Leste europeu valoriza na arte e na educação. Certamente uma experiência única de intercâmbio de idéias. Passamos umas três horas juntos deliberando para podermos decidir. Amanhã, durante a cerimônia de abertura do evento, os prêmios serão entregues.

Bem, por ora era isso. Nos próximos dias seguirei algumas dicas enviadas pelo meu amigo Alexandre Capellari, que vive em Helsinqui e que costuma vir com frequência à Tallinn.

Abaixo algumas fotos de trabalhos que me chamaram a atenção na mostra internacional de arte estudantil Eksperimenta! 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, gostou da postagem? Concorda, discorda? Não guarde só para si suas idéias e opiniões, compartilhe conosco! Escreva e será um prazer dar retorno a seu comentário!