domingo, 10 de junho de 2012

Abandono e descaso na Casa de Cultura Mario Quintana: o depoimento de Isabel Ramil


Eu, Isabel Ramil e o artista Eduardo Montelli estávamos com uma exposição multimídia chamada "estar como habitar" em cartaz na Casa de Cultura Mário Quintana.

Ainda que a exposição estivesse fazendo parte de um Prêmio criado pelo Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVI), nós tivemos que lidar, durante todo o período de montagem, com constante má vontade, incompetência, e total falta de apoio da instituição. Ainda assim fomos capazes de montar uma exposição de alto nível, como nós acreditamos que deve ser sempre. Montamos a exposição com muito cuidado, fixamos os trabalhos e os equipamentos, puxamos os fios, furamos as paredes, arrumamos as luzes. Foi uma conquista e uma raridade no contexto da CCMQ uma exposição multimídia como foi essa. 

Na sexta-feira, dia 8 de junho, a uma semana do fim da exposição, recebemos a notícia de que um dos televisores e um DVD contendo um trabalho do Eduardo, haviam sido roubados da galeria. Nesse dia, a exposição não havia sido aberta para visitação pois, como explicou a segurança, eles não souberam ligar os monitores. Quando a diretora do IEAVI, passando por lá e vendo a exposição fechada, pediu a um segurança que abrisse a porta para que ela ligasse os monitores, viram que a porta não estava de fato trancada e que faltava um monitor.
O ladrão subiu ao sétimo andar, abriu a porta sem arrombar, tirou a TV que estava bem fixada ao suporte na parede e saiu da Casa de Cultura com uma TV LCD de 24" nas mãos sem ser pecebido pelos mais de 5 seguranças que ficam no local (e que estavam bem avisados dessa exposição e dos equipamentos que lá estavam). O sistema de monitoramento de câmeras estava desligado nesse dia, pois estava com defeito. O IEAVI não se responsabiliza pela segurança das obras expostas, muito menos se elas são "tecnológicas".

Já soubemos de muitos outros casos de trabalhos roubados em exposições na Casa de Cultura, e achamos que já é tempo de isso acabar. A grande questão aqui não é o roubo da Televisão em si, mas o abandono vergonhoso da instituição e o descompromisso de um instituto que leva o nome das Artes Visuais mas é incapaz de garantir a manutenção e segurança das exposições que estão ali promovendo o nome da instituição e de sua diretora.

Escrevemos pois gostaríamos de denunciar essa total falta de segurança e completo descaso com as obras expostas na Casa de Cultura. Este deveria ser um local em que dá gosto expor, mas acabou se tornando um grande pesadelo. 
É importante tornar pública a incompetência, pois é somente assim que as coisas começam a se modificar. Então, se tu puderes ajudar a fazer deste um fato público, nós agradecemos muito. Devemos nos manifestar em busca da qualificação dos espaços expositivos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, gostou da postagem? Concorda, discorda? Não guarde só para si suas idéias e opiniões, compartilhe conosco! Escreva e será um prazer dar retorno a seu comentário!