segunda-feira, 31 de maio de 2010

Louise Bourgeois morre em Nova York

Artista plástica, uma das mais importantes do século, tinha 98 anos

iG São Paulo | 31/05/2010 17:53

Foto: Agência Estado

Escultura de Louise Bourgeois exposta no MAM

A franco-americana Louise Bourgeois, uma das mais importantes artistas plásticas do século 20, morreu nesta segunda-feira, aos 98 anos, em Nova York. Nascida em Paris, ela vivia nos Estados Unidos desde o final da década de 30. Apesar de ter se expressado nas mais variadas formas de arte, Bourgeois era conhecida principalmente por suas esculturas.

Uma de suas séries mais famosas leva o título de Maman - em francês, mãe. São aranhas de até nove metros de altura, feitas nos anos 90, espalhadas por diversas cidades do mundo. Uma delas está no Museu de Arte Moderna de São Paulo, numa sala especial que permite que ela seja vista da marquise do Parque Ibirapuera.

Segundo informações do jornal New York Times, Bourgeois estava internada no Beth Israel Medical Center, em Manhattan, desde o último sábado, depois de sofrer um ataque cardíaco. Apesar de ter feito sua primeira exposição em 1949, a artista só obteve reconhecimento internacional a partir dos anos 70. O museu Tate Modern, em Londres, sediou uma grande retrospectiva de sua carreira em 2007. A exposição depois seguiu para Paris e Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, gostou da postagem? Concorda, discorda? Não guarde só para si suas idéias e opiniões, compartilhe conosco! Escreva e será um prazer dar retorno a seu comentário!