Mostrando postagens com marcador portugal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador portugal. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 5 de junho de 2012

Conferência Internacional Óbidos Criativa - 27 e 28 de junho de 2012


Encontro internacional na cidade de Óbidos, Portugal, sobre práticas pedagógicas em contextos de participação e criatividade.

Sobre as escolas de Óbidos:
http://www.youtube.com/watch?v=74QXnUp80S0&feature=youtu.be
www.escolasdobidos.com


INSCRIÇÕES EM:
http://www.cm-obidos.pt/ciocp


PROGRAMAÇÃO

27 DE JUNHO

09h00 RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES
09h30 SESSÃO DE ABERTURA
Ministro da Educação (presença a confirmar)
Presidente da Câmara Municipal de Óbidos
Director do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos

10h15 APRESENTAÇÃO E ASSINATURA DO PLANO ESTRATÉGICO
PARA A EDUCAÇÃO DE ÓBIDOS
Telmo Faria, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos
Fernando Jorge, Director do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos

10h30 CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Natércio Afonso, Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

10h45 PAUSA PARA CAFÉ

11h00 APRESENTAÇÃO DA ABORDAGEM ÓBIDOS CRIATIVA
Ana Sofia Godinho, Município de Óbidos
Miguel Oliveira, Escola Superior de Educação de Leiria
Helena Cardoso e Fátima Santos, Educadoras do Jardim de Infância
do Arelho (Óbidos)

REFLEXÕES EM TORNO DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA
Simona Bonilauri, Pedagoga e Marina Mori, Formadora de professores
- Instituto de Creches e Jardins de Infância do Município de Reggio Emilia
MODERADOR: José Brites Ferreira

13h00 PAUSA PARA ALMOÇO

14h30 APRESENTAÇÃO DA PEDAGOGIA-EM-PARTICIPAÇÃO
Júlia Formosinho, Associação Criança
MODERADORA: Clarinda Barata

15h15 PROJECTO PROCUR: UM PERCURSO DE INVESTIGAÇÃO    
E INOVAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Luísa Alonso, Professora Associada do Instituto de Educação da Univ. do Minho

ABORDAGEM DE PROJETO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Maria Elisa Leandro, Professora aposentada da Escola Superior de Educação de Lisboa
MODERADORA: Rita Alves

16h30 PAUSA PARA CAFÉ

16h45 CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
João Formosinho, Universidade do Minho

17h30 MOMENTO CULTURAL

28 DE JUNHO  

/ EXCLUSIVO PARA DOCENTES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS /
09h30 REUNIÃO DA COMISSÃO CIENTÍFICA DA ABORDAGEM ÓBIDOS CRIATIVA
09h30 APRESENTAÇÃO DE PROJECTOS DESENVOLVIDOS
NA ABORDAGEM REGGIO EMILIA
Simona Bonilauri, Pedagoga e Marina Mori, Formadora de professores
- Instituto de Creches e Jardins de Infância do Município de Reggio Emilia

14h00 SESSÕES PARALELAS:

>> Educadores de Infância
AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS SOCIO-CONSTRUTIVISTAS
Graça Cardoso, Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Oliveirinha
e Presidente da Direção do Centro Social de Azurva

>> Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico
PRÁTICAS CONSTRUTIVISTAS NO 1.º CEB:
PROJETO “À DESCOBERTA DE DEGAL”
Joana Simões, Professora do 1º CEB na Escola Básica da Quinta do Alçada
- Agrupamento de Escolas dos Marrazes - Leiria

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cá e lá: longe ou perto?

Um artista e uma jornalista, ambos do sul do Brasil, vêm à Lisboa com o intuito de coletar material para uma produção autoral. A proposta consiste em apresentar uma visão poética sobre as potencialidades e peculiaridades de Lisboa (Portugal) e de Porto Alegre (Brasil), traçando paralelos e cruzamentos entre estas duas capitais pelo viés social. O diálogo com os moradores será o ponto de partida para a construção artística que resultará num livro, composto de textos, fotos e ilustrações.

Todas as fotos feitas pela minha amiga e parceira de projeto Carmen Marangoni.

Estádio da Luz, jogo do Benfica contra o Belenenses: 1x0 para o time da casa. Muito giro!

Eu diante do túmulo do Camões, na capela do Mosteiro dos Jerônimos.

Detalhe do teto da Capela do Mosteiro dos Jerônimos, com suas abóbadas de nervuras, lindo!

Eu num passeio de autocarro por Lisboa, a caminho de Belém, num belo domingo ensolarado, de 11 graus de temperatura.

Com meu amigo Ricardo Reis e sua namorada Cristina, após degustarmos deliciosas amêijoas e percebos. O coelho com tempero alentejano estava ótimo também.

Casa da América Latina ao fundo, onde reencontrei uma pessoa querida que me apoiou muito em Lisboa, a Maria Xavier.

Interior do Palácio do século XVII, sede do IADE Chiado Center, onde ministrei um curso sobre a arte contemporânea brasileira em 2009.

Curtindo um dos tantos e belos mirantes de Lisboa, esse no Bairro Alto, voltado para o Castelo de São Jorge.

Andando pelas ruas de Lisboa, curtindo um solzinho...

Lagarteando... só faltou o chimarrão.

No bar Clandestino, onde se come um choriço assado na hora, na mesa, pelo cliente... A minha queimou um pouquinho...

Passeio pela baixa, centro de Lisboa, próximo à Praça do Comércio.

Na Cerca Moura, apreciando a vista do tejo.

Bonitão?