sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Programação bacana no Museu Iberê


A Fundação Iberê Camargo convida para o lançamento do documentário Mestres em Obra, no dia 23, às 11h30. Com direção de Marta Biavaschi, o filme acompanha todo o processo de construção da nova sede da Fundação Iberê Camargo. Além da diretora, participam da sessão de lançamento: Mônica Zielinsky, José Luiz Canal e Vicente Moreno.

No dia 21, às 18h30, no auditório, a artista Elaine Tedesco conversa com o público sobre sua trajetória artística. Elaine estará participando do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura entre os dias 19 e 22.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Chamada para publicação

A Revista Digital do LAV – Laboratório de Artes Visuais do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS abrirá em 01 de SETEMBRO de 2008, CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO para o Número II, a ser lançado em MARÇO de 2009. O encerramento do recebimento de trabalhos para esta edição será em 31 DE OUTUBRO DE 2008 e os trabalhos recebidos depois desta data, se selecionados, serão automaticamente classificados para o número seguinte.

Maiores informações no site do LAV:
http://www.ufsm.br/lav/

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Notícia

07/08/2008
Petrobras anuncia patrocínio a ações do MinC
- Cultura e Mercado -


Em meio a discussão do uso da Lei Rouanet para atividades governamentais como forma de mascarar o orçamento, o novo ministro se reunirá amanhã para lançar um pacote de patrocínio para ações do próprio MinC. Acompanhe aqui os patrocínios diretos a serem anunciados, além dos editais e prêmios da “parceria”. A polêmica deu-se pela acusação do próprio Juca Ferreira ao secretário de cultura do Estado de São Paulo, João Sayad, que estaria utilizando o Mecenato para ações de sua pasta, com apoio de empresas estatais.

Com exceção do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras e do Edital Nacional de Apoio a Programação de Centros Culturais, que lançarão sua primeira edição, todos os editais já contam com o apoio da Petrobras em suas edições anteriores.

Após a solenidade, haverá coletiva de imprensa com o ministro Juca Ferreira, o gerente executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, e a gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Costa.

Acordo de Cooperação Técnica - Durante a cerimônia de lançamento dos editais, também será assinado o Acordo de Cooperação Técnica Petrobras - Ministério da Cultura, que irá permitir maior agilidade no processo seletivo dos projetos inscritos no Programa Petrobras Cultural (PPC). A Petrobras não mais exigirá a aprovação prévia pela Lei Rouanet para a inscrição de projetos no PPC, com exceção dos referentes a longa-metragens - produção e difusão.

Para ver o texto completo, com informações sobre os editais e patrocínios diretos a serem anunciados, acesse o link http://www.cultura.gov.br/site/2008/08/06/ministerio-da-cultura-e-petrobras-anunciam-patrocinio-a-editais/

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

IV JORNADA DO LAPPAP -ESCRITAS DA EXPERIÊNCIA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE PSICOLOGIA – PPG PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL
e
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – PPG EM EDUCAÇÃO

Convidam para

IV JORNADA DO LAPPAP
ESCRITAS DA EXPERIÊNCIA:
LEITURAS DA CLÍNICA, ESCRITAS DA CULTURA.

Dias 07 (tarde) e 08 (manhã e tarde) de agosto de 2008.
Local: Escola Técnica da UFRGS

(Rua Ramiro Barcelos, 2777, em frente ao Instituto de Psicologia).

Inscrições no Local; Entrada Gratuita.
E-mail para contato: marciapedruzzi@terra.com.br

Detalhes da programação veja em:

http://slomp.wordpress.com/2008/08/03/iv-jornada-do-lappap/

Mais cursos na ARENA, com a nossa professora Maria Helena Bernardes!

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Curso

Curso promovido pelo meu amigo Marcelo Guimarães.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

NOVIDADES!!

Olá caros leitores e leitoras! Me desculpem, o blog ficou um bom tempo sem atualização, mas na próxima semana será atualizado com muitas novidades! Depois de uma breve temporada em Portugal, com direito a apresentação de artigo em congresso internacional, e uma volta turbulenta à dura realidade do dia-a-dia, finalmente contarei em detalhes estas aventuras recentes, disponibilizando muitas fotos e vídeos lá do velho mundo. Por enquanto seguem algumas imagens só pra dar um gostinho.
Um abraço!
Estêvão

Eu e meu amigo Mathias Almeida na Praia do Caiscais, em Lisboa.

Nosso herói... posando para foto escorado num muro recoberto por azulejos do século XVIII.


Pastelzinho de Belém e café com leite... Delícia!!!!!


Eu e Ana Mae Barbosa aguardando o início de mais uma mesa redonda.

Eu e a queridíssima professora Teresa Eça diante do Templo de Diana, em Évora.


Pessoas muito especiais que conheci durante o congresso em Beja. E Beja rima com cerveja...

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Projeto de extensão do curso de artes visuais da ULBRA Canoas privilegia o desenho e tem INSCRIÇÕES GRATUITAS


O projeto "Desenho - ação em ensino" visa o aprofundamento do conhecimento prático, teórico e pedagógico sobre desenho tendo em vista sua aplicabilidade no ambiente escolar. O projeto prevê o desenvolvimento de atividades práticas em desenho, atividades de ensino, reflexão teórica e pedagógica, desenvolvimento de projetos.

Pretendemos disponibilizar um espaço para a ampliação dos conhecimentos e práticas em desenho, bem como um espaço de troca e reflexão sobre as atividades de ensino, desafios e potencialidades da aprendizagem formal e não-formal.Para o ano de 2008, o projeto prevê três linhas de atuação:

1 - Seminários abertos:

FINALIDADE: Promover o desenvolvimento de atividades práticas, teóricas e pedagógicas em desenho, tendo em vista sua aplicação no ambiente escolar. Promover o aprimoramento dos conhecimentos relativos à linguagem visual e sua presença na escola e na sociedade contemporânea. Os seminários também pretendem oferecer um espaço de troca e discussão sobre os desafios e problemas enfrentados pelos professores no ambiente escolar.

FUNCIONAMENTO: Encontros quinzenais ao longo de 2008 na Ulbra/Canoas. Outras possibilidades serão debatidas com grupos e/ou escolas interessadas.

PÚBLICO ALVO: Professores da rede pública da região metropolitana.

CUSTO: Gratuito (serão fornecidos certificados)

QUANDO? Primeiro encontro dia 24 de abril de 2008 às 14h30min no atelier 5 do prédio 29.

2 - Desenvolvimento de projetos de ensino:

FINALIDADE: Promover o desenvolvimento de atividades de desenho (linguagem visual) no ambiente de ensino através do acompanhamento e orientação no desenvolvimento de projetos de ensino a serem aplicados ao longo do ano de 2008.

FUNCIONAMENTO: Mediante agendamento prévio que poderá ser feito durante os encontros dos Seminários Abertos.

PÚBLICO ALVO: professores da rede pública que estejam em sala de aula em 2008 e/ou interessados no desenvolvimento de atividades em ambiente de ensino não-formal.

CUSTO: Gratuito (serão fornecidos certificados)

3 - Grupo de estudos em desenho da figura humana:

FINALIDADE: Promover um espaço de desenvolvimento, aprofundamento e troca de experiências em desenho da figura humana através de grupo de trabalho em atelier.

FUNCIONAMENTO: Encontros semanais com orientação de professor e encontros "de atelier".

PÚBLICO ALVO: alunos de Artes Visuais que já tenham cursado a disciplina de Desenho da Figura Humana.

CUSTO: Gratuito (serão fornecidos certificados)

QUANDO? Primeiro encontro em 22 de abril de 2008, às 17h30min, no atelier 5 do prédio 29.

PROMOÇÃO: Curso de Artes Visuais da ULBRA Canoas.

RESPONSÁVEL: Profa. Ana Lúcia Beck

INFORMAÇÕES: escreva para analuciabeck@gmail.com (assunto: EXTENSÃO 2008)

INSCRIÇÕES: no primeiro encontro ou através de contato pelo e-mail acima.

PECHINCHA NA KORALLE!!



Pessoal! Vale a pena dar uma conferida nas promoções de livros que a Koralle está fazendo!
Uma barbada! Livros de arte, moda e design!




quinta-feira, 20 de março de 2008

segunda-feira, 17 de março de 2008

Devolta aos estudos!


Desde o segundo semestre de 2007 venho aproveitando uma ótima oportunidade de retomar os estudos na UFRGS, o PEC-PPGEDU, que se constitui como Programa de Pós-Graduação em Educação – Projeto de Educação Continuada.


"O PEC-PPGEDU corresponde, por semestre, a uma Disciplina, ou Seminário Avançado, ou Prática em Pesquisa Educacional, ou Leitura Dirigida, ou Seminário Especial, tendo um mínimo de 15 horas/aula e máximo de 60 horas/aula, que equivalem às horas/aula de Ensino e habilitam o participante do PEC-PPGEDU ao seu aproveitamento no caso de ingresso aos Cursos de Mestrado e Doutorado, observando-se as normas vigentes no Regimento Interno do PPGEDU." (Site do PPGEDU)


Esta semana retomamos as aulas na Faced, onde estou fazendo uma cadeira do mestrado em educação, na linha de pesquisa "Educação: Arte Linguagem Tecnologia", com a professora Analice Dutra Pillar. Esse retorno me deixou muito empolgado com as possibilidades pro futuro próximo. E fui tomado por uma série de reflexões que quero dividir com os amigos e demais leitores aqui do blog.


Quantas oportunidades de aprimoramento e de continuidade nos estudos a nossa universidade pública nos oferece, e nós nem sempre aproveitamos... Eu sinto que perdi um tempão correndo na direção errada. A estrutura que a UFRGS tem à disposição dos estudantes, egressos e da comunidade em geral é enorme, de qualidade e poderia ser muito melhor aproveitada por nós. Fiquei anos na ignorância, mas agora que percebi que uma simples olhada semanal no site da UFRGS pode mudar minha situação, tenho acompanhado sempre.


Hoje, tive o prazer de almoçar no Restaurante Universitário, na João Pessoa, integrado à comunidade universitária com orgulho. O almoço, que custou R$ 1,30, estava muito bom. E essa é só uma das muitas vantagens que se pode ter estando ligado à universidade. Sendo aluno regular, o que sou hoje graças ao PEC, possibilita o acesso as Bibliotecas, Laboratórios de Informática e à Carteirinha da Passagem Escolar, o que gera, junto com o R.U., uma enorme economia mensal.


Qualquer pessoa formada em curso superior pode se inscrever no PEC, desfrutar das vantagens de ser aluno da UFRGS e ter essa experiência em seu currículo, mesmo não sendo ex-aluno da mesma. Basta acompanhar o calendário pelo site http://www.ufrgs.br/ e ficar atento aos prazos. Existem ainda inúmeros cursos de extensão, exposições, palestras, sessões de cinema, teatro e shows, todos abertos à comunidade e muitos deles gratuitos.


Para nós professores penso ser fundamental sentir esse entusiasmo por estar se reciclando, aprendendo e trocando experiências, além da vantagem de se estar, ao mesmo tempo, incrementando o currículo. Não perca tempo, informe-se! Quero te ver na UFRGS!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Licenciatura a distância abre 943 vagas em Artes Visuais e Teatro
De 01/02/2008 a 16/03/2008
Brasília, DF
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O Programa Pró-Licenciatura é uma iniciativa do Ministério da Educação para incentivar a habilitação legal dos professores de Artes Visuais e de Teatro sem formação de nível superior. O vestibular para ingresso na Licenciatura a distância será ofertado por quatro universidades federais, entre elas, a Universidade de Brasília (UnB), em pólos regionais específicos. Ao todo, são 943 vagas, sendo 519 reservadas para o curso de Artes Visuais e 424 para o curso de Teatro.
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A participação será exclusiva para professores do sistema público de ensino em exercício há, no mínimo, um ano nas séries finais do ensino fundamental ou ensino médio, sem a habilitação legal para o exercício da função.
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As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/prolicenciatura2008, sem taxa de inscrição, entre os dias 1º de fevereiro e 16 de março.
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O vestibular terá aplicação de prova objetiva e de redação, nos pólos indicados no edital de abertura, no turno da tarde do dia 6 de abril. São 100 questões de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Geografia, História, Arte e Cultura, Matemática, Biologia, Física e Química. Os locais e horário de realização das provas serão divulgados na data provável de 28 de março.Durante a licenciatura, os aprovados terão encontros presenciais nos pólos regionais nos quais foram selecionados.
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No Distrito Federal, os encontros ocorrerão nos pólos de Ceilândia e Planaltina. Além da UnB, a Universidade Federal de Maranhão, a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Federal de Montes Claros participam do Programa Pró-Licenciatura.
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SERVIÇO
Programa Pró-LicenciaturaVagas: 943, sendo 519 para Artes Visuais e 424 para TeatroRequisitos: ser professor do sistema público de ensino em exercício há, no mínimo, um ano nas séries finais do ensino fundamental ou ensino médio, sem a habilitação legal para o exercício da função.
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Inscrições: 1º de fevereiro a 16 de marçoProvas: 6 de abril de 2008CONTATOOutras informações no site www.cespe.unb.br/vestibular/prolicenciatura2008 ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 9h às 19h - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), ala norte, mezanino - telefone (61) 3448 0100.
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Matéria extraída do site:

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Não sou eu quem está dizendo, é o Danto!

A idéia de se considerar o museu ou espaço expositivo uma extensão da sala de aula, um laboratório da criação artística, criando dentro desse ambiente sacralizado ateliers e salas de aula onde ações de aproximação entre crianças e jovens e a arte contemporânea são postas em prática, não é novidade. A percepção de que o museu deveria propiciar à comunidade um espaço de diálogo, para que a arte não fosse tão hermética e elitista, vem da metade do século XIX. Foi em 1852, no Victoria and Albert Museum, que se criou pela primeira vez a função de arte-educador, sob a influência de Ruskin e William Morris.

No Brasil este tipo de trabalho começou a ser desenvolvido a partir da década de 1950, em museus do Rio de Janeiro. Hoje já é comum encontrarmos instituições voltadas à arte contemporânea com programas educativos bem estruturados, como é o caso do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho (Minas Gerais), só para citar alguns.

Mas apesar da longa história da arte-educação em espaços expositivos, ainda vemos resistência por parte de algumas instituições acadêmicas em se aproximar de tal prática e contribuir para sua melhora. Ao contrário, o que acontece é o distanciamento acompanhado de duras críticas a qualquer iniciativa. A impressão que se tem é de que o que se quer é deixar tudo como está, a arte elitizada, e o povão ignorante, acreditando que arte é Leonardo Da Vinci, que arte é pintura e que arte é o belo.

Porém, hoje estava lendo uma entrevista com o professor de filosofia e crítico de arte Arthur Danto, sobre a filosofia da arte, e me deparei com uma afirmação muito interessante feita por ele: "(...) O museu é um fórum, e grande parte da arte tem conotações políticas. Mas há ainda um longo caminho, que se relaciona à educação, para que finalmente consigamos convencer os cidadãos a aceitarem de bom grado que seu dinheiro seja aplicado no patrocínio a um tipo de arte que eles muitas vezes acham repugnante. (...)"

Não sou eu quem está dizendo, é o Danto. Apesar de ele não falar especificamente em arte-educação dentro de espaço expositivo, acredito que a afirmação é suficiente para entendermos que na sua visão a educação tem um papel determinante na democratização da arte. Ainda mais num país como o Brasil, de sistema educacional público tão frágil e falho, principalmente no que diz respeito à arte-educação.



Leia a entrevista na íntegra e tire suas próprias conclusões:
http://www.scielo.br/pdf/nec/n73/a09n73.pdf

Saiba mais sobre:
Ruskin - http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Ruskin
William Morris - http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Morris

Referências bibliográficas:
- BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: Anos oitenta e novos tempos. 6. ed. – São Paulo: Perspectiva, 2005.
- PEVSNER, Nikolaus. Os pioneiros do desenho moderno: de William Morris a Walter Gropius. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Cientificamente comprovado: a arte faz bem.

Em recente pesquisa, cientistas italia-nos "descobriram" o que nós profes-sores de artes já sabemos desde o primeiro dia em que pisamos numa sala de aula: arte faz bem à saúde. Os estudos foram coordenados pelo psicólogo e antropólogo italiano Massimo Cicogna que diz que basta amar a arte e gostar de conviver com ela para se ter efeitos benéficos imediatos.

Bem, se só estar perto da arte e dela gostar já contribui para a qualidade de vida das pessoas, imagine os benefícios de se fazer arte. Porém a pesquisa do professor Cicogna, realizada em museus da itália, se refere muito ao "belo", ou à beleza na arte, como fica claro nas seguintes declarações: "Os benefícios sobre a personalidade em geral também são enormes. A visão do belo ajuda. Dá a força necessária para afrontar com otimismo os desafios da existência e relaxa a mente" e "Os casais que convivem com a paixão pelo belo têm uma cumplicidade erótica muito mais elevada que os outros". Será que o pesquisador conhece a arte contemporânea?

E se a arte for feia? Um trabalho da artista gaúcha Karin Lambrecht pode fazer bem a uma pessoa, mesmo sendo feito com sangue? E uma latinha de "merda de artista", do também italiano Piero Manzoni? O que estou querendo trazer à reflexão é se devemos, ainda hoje, falar em belo. Não se trata de um preconceito contra o belo, não depois de Arthur Danto assumir que o que o atrai nas "Brillo Box" de Warhol é a beleza. Temo que a repercussão de uma pesquisa como essa reforce o preconceito sobre a arte contemporânea, que muitas vezes nada tem de bela. Pelo menos não formalmente falando.

Ainda assim, quero, como professor de artes, exaltar o lado positivo desta pesquisa, que diz que "o contato constante com a arte aumenta a capacidade de atenção, o desempenho sexual e a segurança em si mesmo. Também melhora o estilo de vida de qualquer pessoa". E quero complementar o que a pesquisa constata, trazendo minha experiência de dez anos de sala de aula, dizendo que fazer arte é extremamente benéfico para qualquer pessoa, de qualquer idade.

Recentemente tive um aluno que queria relaxar após o trabalho, mas não encontrava nada que o satisfizesse. Ele então me procurou e disse que queria aprender a desenhar. Ele estava com 46 anos, se não me engano. Em quatro meses de trabalho, com aula uma vez por semana, o desenho dele saiu do palitinho e foi à figura humana com luz e sombra, cenário com perspectiva, com ótima qualidade. Pessoas relaxam jogando futebol, outras relaxam desenhando.

E não pára por aí. Já vi crianças com dificuldades em matemática terem uma melhora significativa depois de experimentarem os origamis modulares. Dei aula de pintura numa clínica psiquiátrica e vi, diante dos meus olhos, os pacientes saírem das "trevas" à sociabilidade. E não estou falando em arte-terapia, estou falando em fazer arte, seja na aula de artes do colégio, seja num atelier, seja brincando em casa diante da TV, seja criando personagens para jogos como nos RPG's. O importante é ter outros meios de expressão que não só a fala, é não ter medo de errar, não ter vergonha do feio

Leia a matéria sobre essa pesquisa do professor Massimo Cicogna no endereço abaixo:

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Educação: o desafio do século XXI

É crescente a preocupação em torno das questões que envolvem o ensino da arte, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Um exemplo disso é a recente união de três associações internacionais de educação pela arte (InSEA, IDEA e ISME) para a formação da Aliança Mundial para a Educação em Arte (WAAE - World Alliance for Arts Education), que tem por objetivo desenvolver uma estratégia integrada de pesquisa, colaboração interdisciplinar e ações junto a organizações governamentais e não-governamentais.

A fragmentação social, a violência urbana, o consumo e o tráfico de drogas, as diversas formas de discriminação, a poluição do meio ambiente, a dominante cultura global de competição e o desenvolvimento tecnológico acelerado, são algumas das preocupações em torno das quais giram as discussões sobre a educação neste início de século XXI.

As mudanças ocorridas na forma de pensar, fazer, apresentar, divulgar, distribuir e comercializar arte, nos últimos 150 anos, contribuem para aumentar o desafio na área do ensino da arte, ou da educação pela arte. Existem divergências na abordagem do assunto em diferentes níveis na esfera cultural atual e no sistema das artes global. As diversas realidades em diferentes continentes e países fazem com que seja necessário e imprescindível considerar os contextos em que cada manifestação artística ocorre.

A independência da arte, defendida por alguns, se torna cada vez mais difícil, visto que hoje a arte não está desconectada da economia, da política, da comunicação, da ciência e da tecnologia. Grandes corporações financiam mega exposições, grupos financeiros internacionais criam fundações e centros culturais, incentivos fiscais são dados para que a iniciativa privada invista em arte, enquanto artistas criam usando a mais alta tecnologia, ou, muitas vezes, em colaboração com laboratórios e cientistas, criando manifestações artísticas que contribuem para que o público em geral pergunte: e isso é arte?

É aí que entra a educação. As lacunas deixadas por um sistema educacional sucateado e pela formação cultural baseada na televisão são cada vez mais aparentes. Os próprios professores sentem-se perdidos, muitas vezes, diante de uma instalação, de um vídeo ou de uma performance. E essa situação é paradoxal, se pensarmos que o Brasil é um país que tem artistas contemporâneos extremamente reconhecidos no mundo todo, alinhados às pesquisas mais atuais em termos de linguagens, procedimentos, materiais e temas, e que movimentos importantes tiveram aqui alguns de seus grandes expoentes, como é o caso da Arte Conceitual e da Arte Concreta.

Essas questões têm sido, inclusive, tema de divergências entre a Academia e o mercado, discutindo-se se é necessário que hajam ações educativas. Se estivéssemos falando da Europa, seria mais simples a questão, pois em qualquer país europeu, onde as pessoas têm o hábito de freqüentar museus e lá estar diante de obras dos grandes mestres, boa parte do trabalho empreendido em ações educativas seria desnecessária.

Esse Blog se destina a discussões sobre esses e outros assuntos de interesse de todos, seja na área da educação, da arte, da cultura, do comportamento ou da vida em geral.