
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Programação bacana no Museu Iberê

terça-feira, 12 de agosto de 2008
Chamada para publicação
Maiores informações no site do LAV:
http://www.ufsm.br/lav/
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Notícia
Petrobras anuncia patrocínio a ações do MinC
- Cultura e Mercado -

Em meio a discussão do uso da Lei Rouanet para atividades governamentais como forma de mascarar o orçamento, o novo ministro se reunirá amanhã para lançar um pacote de patrocínio para ações do próprio MinC. Acompanhe aqui os patrocínios diretos a serem anunciados, além dos editais e prêmios da “parceria”. A polêmica deu-se pela acusação do próprio Juca Ferreira ao secretário de cultura do Estado de São Paulo, João Sayad, que estaria utilizando o Mecenato para ações de sua pasta, com apoio de empresas estatais.
Com exceção do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras e do Edital Nacional de Apoio a Programação de Centros Culturais, que lançarão sua primeira edição, todos os editais já contam com o apoio da Petrobras em suas edições anteriores.
Após a solenidade, haverá coletiva de imprensa com o ministro Juca Ferreira, o gerente executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, e a gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Costa.
Acordo de Cooperação Técnica - Durante a cerimônia de lançamento dos editais, também será assinado o Acordo de Cooperação Técnica Petrobras - Ministério da Cultura, que irá permitir maior agilidade no processo seletivo dos projetos inscritos no Programa Petrobras Cultural (PPC). A Petrobras não mais exigirá a aprovação prévia pela Lei Rouanet para a inscrição de projetos no PPC, com exceção dos referentes a longa-metragens - produção e difusão.
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
IV JORNADA DO LAPPAP -ESCRITAS DA EXPERIÊNCIA:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE PSICOLOGIA – PPG PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL
e
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – PPG EM EDUCAÇÃO
Convidam para
IV JORNADA DO LAPPAP
ESCRITAS DA EXPERIÊNCIA:
LEITURAS DA CLÍNICA, ESCRITAS DA CULTURA.
Dias 07 (tarde) e 08 (manhã e tarde) de agosto de 2008.
Local: Escola Técnica da UFRGS
(Rua Ramiro Barcelos, 2777, em frente ao Instituto de Psicologia).
Inscrições no Local; Entrada Gratuita.
E-mail para contato: marciapedruzzi@terra.com.br
Detalhes da programação veja em:
http://slomp.wordpress.com/2008/08/03/iv-jornada-do-lappap/
quarta-feira, 30 de julho de 2008
sexta-feira, 4 de julho de 2008
NOVIDADES!!
Um abraço!
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Projeto de extensão do curso de artes visuais da ULBRA Canoas privilegia o desenho e tem INSCRIÇÕES GRATUITAS

PECHINCHA NA KORALLE!!

quinta-feira, 20 de março de 2008
segunda-feira, 17 de março de 2008
Devolta aos estudos!

"O PEC-PPGEDU corresponde, por semestre, a uma Disciplina, ou Seminário Avançado, ou Prática em Pesquisa Educacional, ou Leitura Dirigida, ou Seminário Especial, tendo um mínimo de 15 horas/aula e máximo de 60 horas/aula, que equivalem às horas/aula de Ensino e habilitam o participante do PEC-PPGEDU ao seu aproveitamento no caso de ingresso aos Cursos de Mestrado e Doutorado, observando-se as normas vigentes no Regimento Interno do PPGEDU." (Site do PPGEDU)
Esta semana retomamos as aulas na Faced, onde estou fazendo uma cadeira do mestrado em educação, na linha de pesquisa "Educação: Arte Linguagem Tecnologia", com a professora Analice Dutra Pillar. Esse retorno me deixou muito empolgado com as possibilidades pro futuro próximo. E fui tomado por uma série de reflexões que quero dividir com os amigos e demais leitores aqui do blog.
Quantas oportunidades de aprimoramento e de continuidade nos estudos a nossa universidade pública nos oferece, e nós nem sempre aproveitamos... Eu sinto que perdi um tempão correndo na direção errada. A estrutura que a UFRGS tem à disposição dos estudantes, egressos e da comunidade em geral é enorme, de qualidade e poderia ser muito melhor aproveitada por nós. Fiquei anos na ignorância, mas agora que percebi que uma simples olhada semanal no site da UFRGS pode mudar minha situação, tenho acompanhado sempre.
Hoje, tive o prazer de almoçar no Restaurante Universitário, na João Pessoa, integrado à comunidade universitária com orgulho. O almoço, que custou R$ 1,30, estava muito bom. E essa é só uma das muitas vantagens que se pode ter estando ligado à universidade. Sendo aluno regular, o que sou hoje graças ao PEC, possibilita o acesso as Bibliotecas, Laboratórios de Informática e à Carteirinha da Passagem Escolar, o que gera, junto com o R.U., uma enorme economia mensal.
Qualquer pessoa formada em curso superior pode se inscrever no PEC, desfrutar das vantagens de ser aluno da UFRGS e ter essa experiência em seu currículo, mesmo não sendo ex-aluno da mesma. Basta acompanhar o calendário pelo site http://www.ufrgs.br/ e ficar atento aos prazos. Existem ainda inúmeros cursos de extensão, exposições, palestras, sessões de cinema, teatro e shows, todos abertos à comunidade e muitos deles gratuitos.
Para nós professores penso ser fundamental sentir esse entusiasmo por estar se reciclando, aprendendo e trocando experiências, além da vantagem de se estar, ao mesmo tempo, incrementando o currículo. Não perca tempo, informe-se! Quero te ver na UFRGS!
segunda-feira, 10 de março de 2008
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Não sou eu quem está dizendo, é o Danto!

No Brasil este tipo de trabalho começou a ser desenvolvido a partir da década de 1950, em museus do Rio de Janeiro. Hoje já é comum encontrarmos instituições voltadas à arte contemporânea com programas educativos bem estruturados, como é o caso do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho (Minas Gerais), só para citar alguns.
Mas apesar da longa história da arte-educação em espaços expositivos, ainda vemos resistência por parte de algumas instituições acadêmicas em se aproximar de tal prática e contribuir para sua melhora. Ao contrário, o que acontece é o distanciamento acompanhado de duras críticas a qualquer iniciativa. A impressão que se tem é de que o que se quer é deixar tudo como está, a arte elitizada, e o povão ignorante, acreditando que arte é Leonardo Da Vinci, que arte é pintura e que arte é o belo.
Porém, hoje estava lendo uma entrevista com o professor de filosofia e crítico de arte Arthur Danto, sobre a filosofia da arte, e me deparei com uma afirmação muito interessante feita por ele: "(...) O museu é um fórum, e grande parte da arte tem conotações políticas. Mas há ainda um longo caminho, que se relaciona à educação, para que finalmente consigamos convencer os cidadãos a aceitarem de bom grado que seu dinheiro seja aplicado no patrocínio a um tipo de arte que eles muitas vezes acham repugnante. (...)"
Não sou eu quem está dizendo, é o Danto. Apesar de ele não falar especificamente em arte-educação dentro de espaço expositivo, acredito que a afirmação é suficiente para entendermos que na sua visão a educação tem um papel determinante na democratização da arte. Ainda mais num país como o Brasil, de sistema educacional público tão frágil e falho, principalmente no que diz respeito à arte-educação.
Leia a entrevista na íntegra e tire suas próprias conclusões:
http://www.scielo.br/pdf/nec/n73/a09n73.pdf
Saiba mais sobre:
Ruskin - http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Ruskin
William Morris - http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Morris
Referências bibliográficas:
- BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: Anos oitenta e novos tempos. 6. ed. – São Paulo: Perspectiva, 2005.
- PEVSNER, Nikolaus. Os pioneiros do desenho moderno: de William Morris a Walter Gropius. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Cientificamente comprovado: a arte faz bem.

Bem, se só estar perto da arte e dela gostar já contribui para a qualidade de vida das pessoas, imagine os benefícios de se fazer arte. Porém a pesquisa do professor Cicogna, realizada em museus da itália, se refere muito ao "belo", ou à beleza na arte, como fica claro nas seguintes declarações: "Os benefícios sobre a personalidade em geral também são enormes. A visão do belo ajuda. Dá a força necessária para afrontar com otimismo os desafios da existência e relaxa a mente" e "Os casais que convivem com a paixão pelo belo têm uma cumplicidade erótica muito mais elevada que os outros". Será que o pesquisador conhece a arte contemporânea?
E se a arte for feia? Um trabalho da artista gaúcha Karin Lambrecht pode fazer bem a uma pessoa, mesmo sendo feito com sangue? E uma latinha de "merda de artista", do também italiano Piero Manzoni? O que estou querendo trazer à reflexão é se devemos, ainda hoje, falar em belo. Não se trata de um preconceito contra o belo, não depois de Arthur Danto assumir que o que o atrai nas "Brillo Box" de Warhol é a beleza. Temo que a repercussão de uma pesquisa como essa reforce o preconceito sobre a arte contemporânea, que muitas vezes nada tem de bela. Pelo menos não formalmente falando.

Ainda assim, quero, como professor de artes, exaltar o lado positivo desta pesquisa, que diz que "o contato constante com a arte aumenta a capacidade de atenção, o desempenho sexual e a segurança em si mesmo. Também melhora o estilo de vida de qualquer pessoa". E quero complementar o que a pesquisa constata, trazendo minha experiência de dez anos de sala de aula, dizendo que fazer arte é extremamente benéfico para qualquer pessoa, de qualquer idade.

Recentemente tive um aluno que queria relaxar após o trabalho, mas não encontrava nada que o satisfizesse. Ele então me procurou e disse que queria aprender a desenhar. Ele estava com 46 anos, se não me engano. Em quatro meses de trabalho, com aula uma vez por semana, o desenho dele saiu do palitinho e foi à figura humana com luz e sombra, cenário com perspectiva, com ótima qualidade. Pessoas relaxam jogando futebol, outras relaxam desenhando.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Educação: o desafio do século XXI
A fragmentação social, a violência urbana, o consumo e o tráfico de drogas, as diversas formas de discriminação, a poluição do meio ambiente, a dominante cultura global de competição e o desenvolvimento tecnológico acelerado, são algumas das preocupações em torno das quais giram as discussões sobre a educação neste início de século XXI.
As mudanças ocorridas na forma de pensar, fazer, apresentar, divulgar, distribuir e comercializar arte, nos últimos 150 anos, contribuem para aumentar o desafio na área do ensino da arte, ou da educação pela arte. Existem divergências na abordagem do assunto em diferentes níveis na esfera cultural atual e no sistema das artes global. As diversas realidades em diferentes continentes e países fazem com que seja necessário e imprescindível considerar os contextos em que cada manifestação artística ocorre.
A independência da arte, defendida por alguns, se torna cada vez mais difícil, visto que hoje a arte não está desconectada da economia, da política, da comunicação, da ciência e da tecnologia. Grandes corporações financiam mega exposições, grupos financeiros internacionais criam fundações e centros culturais, incentivos fiscais são dados para que a iniciativa privada invista em arte, enquanto artistas criam usando a mais alta tecnologia, ou, muitas vezes, em colaboração com laboratórios e cientistas, criando manifestações artísticas que contribuem para que o público em geral pergunte: e isso é arte?
É aí que entra a educação. As lacunas deixadas por um sistema educacional sucateado e pela formação cultural baseada na televisão são cada vez mais aparentes. Os próprios professores sentem-se perdidos, muitas vezes, diante de uma instalação, de um vídeo ou de uma performance. E essa situação é paradoxal, se pensarmos que o Brasil é um país que tem artistas contemporâneos extremamente reconhecidos no mundo todo, alinhados às pesquisas mais atuais em termos de linguagens, procedimentos, materiais e temas, e que movimentos importantes tiveram aqui alguns de seus grandes expoentes, como é o caso da Arte Conceitual e da Arte Concreta.
Essas questões têm sido, inclusive, tema de divergências entre a Academia e o mercado, discutindo-se se é necessário que hajam ações educativas. Se estivéssemos falando da Europa, seria mais simples a questão, pois em qualquer país europeu, onde as pessoas têm o hábito de freqüentar museus e lá estar diante de obras dos grandes mestres, boa parte do trabalho empreendido em ações educativas seria desnecessária.
Esse Blog se destina a discussões sobre esses e outros assuntos de interesse de todos, seja na área da educação, da arte, da cultura, do comportamento ou da vida em geral.