segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Educação: o desafio do século XXI

É crescente a preocupação em torno das questões que envolvem o ensino da arte, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Um exemplo disso é a recente união de três associações internacionais de educação pela arte (InSEA, IDEA e ISME) para a formação da Aliança Mundial para a Educação em Arte (WAAE - World Alliance for Arts Education), que tem por objetivo desenvolver uma estratégia integrada de pesquisa, colaboração interdisciplinar e ações junto a organizações governamentais e não-governamentais.

A fragmentação social, a violência urbana, o consumo e o tráfico de drogas, as diversas formas de discriminação, a poluição do meio ambiente, a dominante cultura global de competição e o desenvolvimento tecnológico acelerado, são algumas das preocupações em torno das quais giram as discussões sobre a educação neste início de século XXI.

As mudanças ocorridas na forma de pensar, fazer, apresentar, divulgar, distribuir e comercializar arte, nos últimos 150 anos, contribuem para aumentar o desafio na área do ensino da arte, ou da educação pela arte. Existem divergências na abordagem do assunto em diferentes níveis na esfera cultural atual e no sistema das artes global. As diversas realidades em diferentes continentes e países fazem com que seja necessário e imprescindível considerar os contextos em que cada manifestação artística ocorre.

A independência da arte, defendida por alguns, se torna cada vez mais difícil, visto que hoje a arte não está desconectada da economia, da política, da comunicação, da ciência e da tecnologia. Grandes corporações financiam mega exposições, grupos financeiros internacionais criam fundações e centros culturais, incentivos fiscais são dados para que a iniciativa privada invista em arte, enquanto artistas criam usando a mais alta tecnologia, ou, muitas vezes, em colaboração com laboratórios e cientistas, criando manifestações artísticas que contribuem para que o público em geral pergunte: e isso é arte?

É aí que entra a educação. As lacunas deixadas por um sistema educacional sucateado e pela formação cultural baseada na televisão são cada vez mais aparentes. Os próprios professores sentem-se perdidos, muitas vezes, diante de uma instalação, de um vídeo ou de uma performance. E essa situação é paradoxal, se pensarmos que o Brasil é um país que tem artistas contemporâneos extremamente reconhecidos no mundo todo, alinhados às pesquisas mais atuais em termos de linguagens, procedimentos, materiais e temas, e que movimentos importantes tiveram aqui alguns de seus grandes expoentes, como é o caso da Arte Conceitual e da Arte Concreta.

Essas questões têm sido, inclusive, tema de divergências entre a Academia e o mercado, discutindo-se se é necessário que hajam ações educativas. Se estivéssemos falando da Europa, seria mais simples a questão, pois em qualquer país europeu, onde as pessoas têm o hábito de freqüentar museus e lá estar diante de obras dos grandes mestres, boa parte do trabalho empreendido em ações educativas seria desnecessária.

Esse Blog se destina a discussões sobre esses e outros assuntos de interesse de todos, seja na área da educação, da arte, da cultura, do comportamento ou da vida em geral.

4 comentários:

  1. Aêêê meu velho,
    o blog tá em contrução mas já boto fé nele :D
    É isso, o começo do futuro é "Estevão pra vereador!"
    Abraços,
    Luciano.

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  2. E ai ovelha!
    aqui é o ouriques,
    teu blog começou muito bem.
    sempre gostei de arte e sempre gostarei, acho muito legal um blog que tenha um conteúdo sério e atual.
    o que for pra ajudar pode contar comigo.

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  3. Falae Estevao

    Não é todo dia que se ve a arte sendo encarada com tal seriedade hein. Parabéns.

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  4. ler todo o blog, muito bom

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