domingo, 29 de novembro de 2009

Publicação na Austrália

No ano passado, 2008, divulguei aqui no blog um congresso que aconteceria na Austrália, com possibilidade de publicação internacional, o Subjectivity, Creativity and the Institution. O evento aconteceu em fevereiro, em Perth, na John Curtin Gallery, da Curtin University of Technology, e foi uma conferência internacional sobre o impacto das tradições e instituições da modernidade (e Pós-modernidade) sobre o indivíduo criativo.

Não sei se alguém viu ou levou a sério, mas eu sim. Enviei o texto em inglês, fui aceito no congresso para comunicação e publicação de artigo completo. Não consegui viajar para a Austrália, pois o investimento era altíssimo (em torno de USD 5.000,00!!!) e eu já tinha sido contemplado com um benefício do Ministério da Cultura no mesmo ano, porém paguei a inscrição (obrigado Mathias Almeida!) e enviei meu texto. Recentemente o resultado deste congresso foi publicado em livro na Austrália e hoje descobri o link para esse material na internet, o que venho compartilhar com meus leitores agora:

Contemporary issues: gender and sexuality in Brazilian art education

Leiam, comentem. Vamos nos retroalimentar.

Um forte abraço!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Considerações sobre a 7ª Bienal do Mercosul - Grito e Escuta

Já é tarde. A 7ª Bienal do Mercosul já está em sua última semana. Sinto-me até um pouco culpado por só ter tempo e disposição para escrever algumas linhas críticas sobre ela agora...

Essa Bienal foi especial: projeto curatorial feito por artistas, uma dupla, a argentina Victoria Northoorn e o chileno Camilo Yañez; todos os curadores adjuntos e curadoras adjuntas também artistas; sete mostras riquíssimas; um projeto pedagógico ousado e sensível, encabeçado pela artista e (neste caso) curadora pedagógica Marina de Caro.

As mostras

Foram sete mostras: Desenho das idéias; Biografias Coletivas; Textos Públicos; Ficções do Invisível; Árvore Magnética; Absurdo e Projetáveis. Não vou escrever sobre todas aqui, pra não esticar muito a conversa, mas preciso muito comentar duas delas. Não tenho a mínima vergonha de "puxar a brasa para o meu assado" quando se fala de arte. Sou formado em desenho e me toca muito quando aparece algo muito bom nesta área. Foi assim com o William Kentridge na 6ª Bienal, fiquei muito impactado. E agora uma mostra inteira nos brinda com uma diversidade incrível de desenhos: Desenho das Idéias. Há uma sala histórica de Paulo Bruscky, Flávio de Carvalho e Antonio Edgardo Vigo. Sem esquecer da sala dos projetos contendo os trabalhos de Marta Minujin e MIlton Machado. É um espetáculo, um convite ao sonho das possibilidades! Essa mostra é "obrigatória"! Quem está em Porto Alegre e ainda não viu, precisa ver! Obrigado Victoria, por ter trazido aos nossos olhos (e demais sentidos) obras tão sensíveis e tão importantes. É uma pena que seja necessário que venha alguém de fora para nos mostrar o que há de valoroso na arte brasileira. Creio que depois desta mostra a arte Latino-americana sai fortalecida.

Outra mostra que preciso comentar é Ficções do Invisível, também com curadoria da Victoria Northoorn. Essa mostra parecia ser a mais difícil, a mais hermética enquanto estava no papel. Mas me surpreendi muito ao visitá-la pela primeira vez e perceber que era uma mostra sobre questões filosóficas profundas, sobre gênero, sexualidade e relações de poder. Estes assuntos relativos à subjetividade estão entre os mais discutidos no meio acadêmico, em congressos de arte e de educação. A seleção de trabalhos feita pela curadora foi muito feliz. E enquanto era uma opinião pessoal minha, ainda tinha dúvidas sobre a opinião geral sobre a mostra. Mas quando levei uma turma de estudantes do Colégio Unificado Canoas para visitar essa mostra, na maioria meninas, e o grupo ficou concentrado, dialogando com a mediadora (a atriz Patrícia Soso, ótima!), interessado, percebi que a mostra tocava a todas as pessoas. Mais uma vez, parabéns Victoria!

O Projeto Pedagógico - Artistas em disponibilidade: a educação como um espaço para o desenvolvimento de micropolis experimentais

O projeto pedagógico criado pela Marina de Caro me entusiasmou desde o início: previa a aproximação entre artistas e comunidade, a potencialização de espaços artísticos já existentes na cidade e a criação de um material pedagógico que pudesse ser utilizado de diversas formas pelos professores, como um jogo quase infinito de relações. Tive a felicidade de ser convidado a participar ativamente de todo o processo. Além da Pré-Bienal, evento que movimentou o cenário cultural de Porto Alegre durante o mês de outubro de 2009, no Santander Cultural. Abaixo algumas informações básicas sobre cada uma das ações.

As Fichas Práticas

Criadas a partir das idéias trazidas pela Marina, mas numa sinergia complexa entre ela, eu, o filósofo/poeta/escritor Jorge Bucksdricker e os curadores editoriais Erick Beltrán e Bernardo Ortiz, esse material acabou se tornando um coringa, fichas que permitem as mais diversas utilizações. São seis conjuntos de fichas, cada um referente a uma mostra, menos a de desenho, que permeou todos os conjuntos. Além de quatro imagens de trabalhos dos artistas que estariam na 7ª Bienal, foram incluídas também uma imagem de referência (normalmente sugerida pelo curador da mostra) e uma de contexto. Atrás destas imagens, textos que de alguma forma se relacionam com a imagem presente ma mesma ficha. A partir daí as possibilidades são inúmeras. O material vem organizado como se fosse um livro, porém há picotes para que se possa destacar as fichas, separando-as, misturando-as, criando outras relações. Não é um material cheio de informações e de conceitos, é bastante direto. Por isso foi batizado de Fichas práticas.

O Programa de Residências - Artistas em Disponibilidade

Aproximar os artistas da comunidade em oficinas que convidavam as pessoas a serem co-autoras ou colaboradoras no processo criativo é democratizar a arte. Foi isso que a Marina realizou com este projeto. Aqui também houve uma tremenda felicidade na escolha dos projetos. Pude participar de alguns deles, os que aconteceram em Porto Alegre. Citarei alguns.

Percursos Urbanos - Julio Lira

Os passeios de ônibus temáticos pela cidade proporcionaram outros olhares para este mesmo lugar que eu habito há 32 anos. Foram momentos de extrema alegria e descobrimento. Experiências que só são possíveis se nos disponibilizarmos para tal. Os passeios tinham duração de três horas e trinta minutos e o ônibus circulava pelos mais diversos lugares da cidade, com a participação de personagens que vivem a realidade destes lugares no dia-a-dia. Participei dos percursos sobre as Religiões de Matriz Africana praticadas em porto Alegre e sobre a Vila dos Pescadores. Fiquei muito satisfeito com ambos. Parabéns Julio Lira e Julia Coelho (Produtora)!

Histórias da Arte- Dicionário de Certezas e Intuições - Diana Aisenberg

A artista Argentina foi para as salas de aula de escolas de Porto Alegre e trabalhou com os estudantes bus canso definições de palavras que estivessem entre o Grito e a Escuta. O resultado disso é o dicionário de Certezas e Intuições, uma publicação belíssima. Tive a oportunidade de participar com um pequeno grupo de estudantes do Colégio Unificado Centro. Foi uma ótima oportunidade para eles, onde tiveram contato com uma artista internacional e puderam criar fora do foco da aula de história da arte que tem comigo uma vez por semana, além de ter suas reflexões publicadas num trabalho do Projeto Pedagógica da 7ª Bienal do Mercosul. Para mim, foi muito bacana estar perto da Diana e conhecer seu processo de trabalho. Obrigado Diana e Ana Lígia (Produtora)!

Todas as outras residências merecem ser conhecidas, foram projetos muito interessantes. Quem quiser saber mais pode buscar informações no site da Fundação Bienal:

www.bienalmercosul.art.br

Cito a Grande Troca, do Francês Nicolás Floch, onde Projeto Pedagógico e mostra Biografias Coletivas se confundem, e o Club Del Dibujo, da argentina Claudia Del Rio, um projeto maravilhoso, principalmente, para quem, como eu, gosta de desenhar.

A Pré-Bienal

A Pré-Bienal foi um evento onde a programação de cinema, shows, oficinas, mesas e palestras do Santander Cultural foi toda pensada a partir do projeto da 7ª Bienal do Mercosul. Os pontos altos, na minha opinião, foram as oficinas com as Fichas Práticas, sobre as mostras da Bienal, ministradas por mim e pelo Jorge Bucksdricker (mais conhecido como Béco) e a exibição de diversos filmes sobre artistas. Em dois deles os artistas estavam presentes para debater com o público: Regina Silveira e Cildo Meireles. Obrigado Nélson, pelo apoio!

A Bienal sempre acaba mexendo com todas as pessoas envolvidas. As vidas de todos muda nesse período, é uma correria, todos se desdobrando para dar conta de novas funções. É como uma família que se forma e convive diariamente durante dois ou três meses e, de repente, tudo acaba.

É um momento nostálgico, mas também de um certo alívio. Conseguimos mais uma vez realizar um evento incrível. Parabéns a todos!!!!

domingo, 8 de novembro de 2009

Oficinas na 7ª Bienal do Mercosul

No mês de novembro a 7ª Bienal do Mercosul - grito e escuta - através de seu Projeto Pedagógico - MAPAS PRÁTICOS - oferece duas oficinas ministradas por mim no Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307), são elas:

Ingenuidade e significação - Terças-feiras, das 14:30 as 16:30 - A partir de uma reflexão inicial conjunta sobre arte e imagem, são propostas três atividades práticas que visam aprofundar esta reflexão, utilizando imagens da mídia e da história da arte. O objetivo é possibilitar uma visão crítica sobre o "bombardeamento" de imagens a que somos submetidos diariamente e suas conseqüências.

A escrita de si – o poder das palavras - Quintas-feiras, das 19:00 as 21:00 - A partir do conceito de Escrita de si, do filósofo francês Michel Foucault, desenvolveremos com os participantes pequenos escritos relevantes sobre seu trabalho/vida. Estabelecendo relações com a produção artística contemporânea, esses escritos servirão como ponto de partida para criações autorais, como colagens e poesias visuais.

Os interessados devem se inscrever previamente pelos telefones: 51-3254 7503 e 51 3254 7547 da Fundação Bienal.

Baixe o PDF com a programação completa das oficinas do Projeto Mapas Práticos no link abaixo:

Programação Oficinas Mapas Práticos

sábado, 7 de novembro de 2009

Escrita de si: um breve escrita sobre mim


Recentemente tive a grata surpresa de ser convidado a integrar a equipe que criaria o material pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul, uma grande oportunidade e um tremendo desafio. Fiquei extremamente feliz com o convite, ainda mais por que trabalharia com um grande amigo de adolescência, Jorge Bucksdricker, o Béco. Além de já termos tomado muita cerveja juntos, também fomos parceiros em oficinas, palestras, seminários e mesas, donde sabíamos que funcionávamos bem trabalhando juntos. Outro fator que me agradou muito é que venho pesquisando sobre materiais pedagógicos há bastante tempo, tendo escrito uma monografia de especialização sobre o tema em 2008.


O trabalho foi árduo: quatro meses de pesquisas e reuniões com o Béco e com a curadora pedagógica da 7ª Bienal, Marina de Caro. Horas e mais horas de sono perdidas buscando a imagem ideal para o texto ideal e estudando os textos curatoriais das mostras, que muitas vezes mais confundiam do que ajudavam. A proposta de formato trazida pela Marina é interessante: pesnar esse material como se fosse um jogo, um baralho, com fichas que contivessem de um lado uma imagem, relacionada à mostra, e de outro um texto, das mais variadas áreas e fontes, que dialogasse com a imagem.


Como o Béco é filósofo e poeta, muito ligado à Literatura, coube a mim pesquisar e sugerir imagens, ou mesmo produzi-las. Muitas vezes o trabalho foi angustiante, pois parecia que não andava. Foi demorado até encontrarmos uma boa sintonia entre nós três, eu, Béco e Marina.


Mas, apesar dos percalços, como pouca verba e prazos apertados, o trabalho rendeu um material único, diferente e rico, que tem sido muito elogiado. Passei de pesquisador de materiais pedagógicos a criador. É um novo caminho que se abre para mim e do qual eu estou gostando bastante. Fora o fato de trabalhar com meu amigo, pessoa que admiro muito.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Devolta à ativa!

Depois de um longo período de desatualização por diversos motivos (um deles a desmotivação), volto a fazer aqui no blog o trabalho de organização de informações sobre Chamadas para publicação, bolsas de estudo no Brasil e no exterior, seleções de mestrado e doutorado e congressos nacionais e internacionais.

É um trabalho exaustivo e que demanda muita atenção à divulgação de eventos e cronogramas por parte das mais diversas instituições ligadas à arte e à Educação, mas que tem que ser feito por alguém, já que, normalmente, essas informações não circulam livremente por aí.

Peço que os interessados fiquem atentos às respectivas seções do blog. Os links ficam à direita na parte de cima.

Um abraço aos amigos!
Estêvão